terça-feira, 16 de julho de 2013

#foodstagram a Favor da sua Dieta



Aposto que você já fotografou algum prato bacana de restaurante e postou em redes sociais, como Instagram, Pinterest e Facebook! Muita gente faz isso como estratégia para controlar a alimentação e fazer escolhas mais saudáveis. Mas é preciso tomar cuidado com os exageros. Ao passar do limite, você pode correr o risco de transformar a neura de postar imagens de comida em vilã da boa forma e da saúde.

Esse tema levou a psiquiatra Valerie Taylor, da Universidade de Toronto, no Canadá, a estudar a tendência e tirar conclusões pouco animadoras. “A obsessão por documentar o que você come em todas as refeições pode ser indício de um transtorno alimentar”, fala em entrevista à revista BOA FORMA.

Ela admite que o hábito é cada vez mais comum, o que não quer dizer que seja sempre inofensivo. Segundo a pesquisadora, o problema é quando a comida se torna central no momento de fotografar e compartilhar determinada ocasião e todo o resto – a companhia, o lugar, o sabor da comida – fica em segundo plano. Você pode achar que nunca vai chegar a esse ponto, mas responda rápido:

• Já escolheu o que pedir no restaurante pensando se daria uma boa foto?
• Deixou a comida esfriar até conseguir o ângulo perfeito e o filtro ideal para a foto?
• As legendas dos seus cliques têm a descrição detalhada do prato, mas nenhuma palavra sobre quem estava com você no jantar?

Se a resposta for sim a uma delas, fique esperta. Você pode estar usando as redes sociais contra a sua dieta e a sua vida social. Lá nos Estados Unidos, esse hábito é tão malvisto que vários restaurantes, onde a hastag #foodstagram é uma febre, já proíbem os consumidores de fotografar os pratos. Será um exagero? Vale a pena pensar nisso.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário